Na reta final das eleições, EUA têm 100 mil casos do coronavírus por dia

A semana foi a pior desde que a pandemia da covid-19 chegou ao país, em fevereiro

O número de novos casos da infecção respiratória covid-19 chegou a 99 mil por dia nos Estados Unidos às vésperas da eleição presidencial. A média de mortes, 800 por dia. A semana foi a pior, em termos de contágio, desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao país, em fevereiro. Cerca de metade dos 50 estados americanos registraram recorde de casos nos últimos dias.

O mundo muda cada vez mais rápido. Quer saber como investir seu dinheiro em todos os cenários? Leia as análises e relatórios da EXAME Research.

Os Estados Unidos contam, no total, nove milhões de casos de covid-19, o maior volume do mundo, segundo levantamento global da universidade americana Johns Hopkins. Em segundo vem a Índia, com oito milhões, e o Brasil, com 5,5 milhões.

Embora, neste momento, o ritmo de contágio varie de acordo com a localidade, os especialistas em saúde esperam que nas próximas semanas todo o país esteja convivendo com uma acelerada disseminação da doença. Na sexta-feira, 30, havia 46 mil pacientes hospitalizados com covid-19 nos EUA, o maior volume desde meados de agosto. O número total de óbitos é de 229 mil, também o maior do mundo.

No último final de semana de campanha eleitoral, os candidatos Donald Trump, que busca seu segundo mandato consecutivo, e Joe Biden, que foi o vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017, intensificaram a agenda de eventos, com comícios em estados decisivos na disputa. Um número recorde de cidadãos tem feito fila nas seções eleitorais para votar antecipadamene ao pleito, em 3 de novembro.

Segunda onda

O Reino Unido anunciou neste sábado, 31, uma série de restrições à circulação que, na prática, funciona como um lockdown (fechamento), depois de registrar um novo surto de covid-19 com até 75 mil novos casos por dia. Bares, restaurantes e a maior parte do comércio deve ficar fechada pelo menos até 2 de dezembro. A Grécia, a Áustria, a França, a Alemanha, a Bélgica e a Irlanda também estão pedindo à população que fique em casa para evitar que os casos cresçam a ponto de lotar os hospitais. A cada dia, no mundo, 500 mil novos casos são registrados.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.