Mundo

Multa da Chevron no Equador por dano ambiental aumenta

Em janeiro, a justiça equatoriana ratificou em segunda instância a condenação contra a Chevron de 9,5 bilhões de dólares

O fogo teve início após um vazamento de gás
 (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

O fogo teve início após um vazamento de gás (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2012 às 21h26.

Quito - A multa à petroleira Chevron por supostos danos ambientais no Equador aumentou para 19,021 bilhões de dólares, depois que um tribunal da província de Sucumbíos ajustou a sentença emitida em segunda instância, informou nesta quinta-feira uma fonte desse tribunal.

"Devido a um erro de cálculo, a indenização é de 19.021.552.000 dólares", disse à AFP uma fonte do tribunal da província de Sucumbíos (nordeste), onde cerca de 30.000 pessoas, que se consideram prejudicadas pelas atividades da Texaco (adquirida pela Chevron em 2001) entre 1964 e 1990, entraram com uma ação.

Na segunda-feira, somou-se ao montante uma multa de 10% disposta pela Lei de Gestão Ambiental, apesar de ainda não terem sido fixadas as cotas judiciais.

Em janeiro, a justiça equatoriana ratificou em segunda instância a condenação contra a Chevron de 9,5 bilhões de dólares, mas a quantia quase duplicou um mês depois, quando a empresa se negou a pedir desculpas públicas, como determinava a sentença.

Ao conhecer o novo montante, nesta quinta-feira, os requerentes anunciaram que entrarão com ações em outros países para garantir o pagamento.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPetróleoIndústria do petróleoEmpresas americanasChevronEnergiaOceanos

Mais de Mundo

Canadá reduz cota para veículos elétricos chineses após encontro em Pequim

China cria sistema digital para rastrear reciclagem de baterias de veículos elétricos

Trump elogia Corina e promete manter contato com opositora venezuelana

Governo dos EUA alerta companhias áreas sobre atividades militares na América Latina