Live icon 

Acompanhe ao vivo:  

Apuração das eleições 2022 em tempo real! Veja agora.

Mudança climática é prioridade na agenda do Conselho da ONU

"Esperamos oferecer contribuição para promover melhor compreensão dos novos riscos para a paz e a segurança", disse autoridade
Sede da ONU em Nova York: instituição foca mudanças climáticas em janeiro (Carlo Allegri/Reuters)
Sede da ONU em Nova York: instituição foca mudanças climáticas em janeiro (Carlo Allegri/Reuters)
A
Agência BrasilPublicado em 04/01/2019 às 09:34.

A República Dominicana, que detém a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) no mês de janeiro, colocou a mudança climática no topo da agenda, com um debate ministerial.

O debate aberto, que também envolve os integrantes não permanentes do Conselho de Segurança, está marcado para o dia 25 de janeiro. Ele será comandado pelo presidente do país caribenho, Danilo Medina.

"Esperamos, dentro do Conselho de Segurança, oferecer contribuição para promover melhor compreensão dos novos riscos para a paz e a segurança - esses diferem dos riscos tradicionais que enfrentamos, são mais complexos e mais globais por natureza. Essa questão [da mudança climática] é de particular relevância para o nosso país, o Caribe e a América Central em geral. É também o caso de muitas ilhas do Pacífico ", disse José Singer, enviado especial da República Dominicana às Nações Unidas.

Ele lembrou que a existência de muitas ilhas no Pacífico está ameaçada pela mudança climática. "Nós vamos ter esse debate sobre a mudança climática porque é tão crucial para nós na região".

A República Dominicana, juntamente com a Bélgica, Alemanha, Indonésia e África do Sul, iniciou seu mandato de dois anos como membro não permanente do Conselho de Segurança em 1º de janeiro deste ano. Eles substituíram a Bolívia, Etiópia, o Cazaquistão, a Holanda e Suécia.*Com informações da Xinhua, agência de notícias da China