Moscou revoga ratificação no tratado de testes nucleares
A medida ocorre em um momento em que não há negociações sobre armas entre os Estados Unidos e a Rússia
Agência de notícias
Publicado em 7 de outubro de 2023 às 14h05.
A Rússia disse que revogaria sua ratificação a um importante tratado internacional de proibição de testes nucleares, uma medida que ameaça exacerbar a instabilidade global provocada pela guerra na Ucrânia.
A medida ocorre em um momento em que não há negociações sobre armas entre os Estados Unidos e a Rússia, depois que Moscou suspendeu sua participação no tratado de armas estratégicas New START e os laços entre Washington e Moscou atingiram níveis de tensão nunca vistos desde a Guerra Fria.
- Japão tem mês de setembro mais quente desde o início dos registros
- Pelo menos 200 israelenses morreram e mais de 1,1 mil ficaram feridos, diz Israel
- Ucrânia trabalha com EUA depois que o Congresso deixou ajuda a Kiev fora do orçamento
- EUA: Senado aprova proposta orçamentária e Congresso evita paralisação
- Rei da Jordânia adverte Biden quanto a escalada do confronto em Israel
- Agricultura confirma mais 5 casos de gripe aviária em aves silvestres; total sobe para 114
Embaixador da Rússia para organizações internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov disse na sexta-feira que seu país planeja revogar a ratificação do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, mas afirmou que a decisão da Rússia não deve ser interpretada como um sinal de que o país planeja retomar os testes nucleares. "O objetivo é estar em pé de igualdade com os EUA, que assinaram o Tratado, mas não o ratificaram", disse Ulyanov.
Embora o tratado não esteja legalmente em vigor porque não foi ratificado por um número suficiente de nações, as principais potências - incluindo a Rússia, os EUA e a China - afirmam que estão cumprindo seus termos.