Morte de Chávez representa "grande perda" para povo sírio

O presidente venezuelano era um aliado do regime sírio, que enfrenta desde março de 2011 uma contestação popular transformada em revolta armada

Damasco - O chefe de Estado sírio, Bashar al-Assad, saudou a memória do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e afirmou que sua morte representa "uma grande perda" para ele e para o povo sírio.

"O presidente Assad apresenta suas condolências ao povo venezuelano e ao vice-presidente Maduro. O desaparecimento deste líder único é uma grande perda para mim pessoalmente e para o povo sírio, da mesma forma que o é para o povo da Venezuela", afirmou em um comunicado difundido pela televisão oficial síria.

O presidente Chávez faleceu terça-feira de um câncer.

"O povo sírio e eu estamos orgulhosos dos progressos qualitativos nas relações entre os dois países (...), ele era um amigo fiel que se opunha a guerra realizada contra a Síria", acrescentou Assad, cujas declarações foram difundidas pela agência oficial Sana.

O presidente venezuelano era um aliado do regime sírio, que enfrenta desde março de 2011 uma contestação popular transformada em revolta armada.

"Chávez soube preservar a soberania de seu país e apresentar uma resistência histórica ante as tentativas dos Estados Unidos de impor sua dominação sobre os Estados. Ele garantiu a soberania da Venezuela e apoiou a liberdade dos povos", declarou o dirigente sírio.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.