Morre Vo Chi Cong, ex-presidente do Vietnã e ex-líder vietcongue

Vo Chi Cong havia ocupado a chefia de Estado, durante a etapa da abertura econômica, entre 1987 e 1992

Hanói - O ex-presidente vietnamita e co-fundador da Frente de Libertação do Vietnã do Sul, Vo Chi Cong, faleceu aos 99 anos após lutar contra uma longa doença, informou nesta sexta-feira a imprensa estatal do país.

Vo Chi Cong morreu na quarta-feira em um hospital da cidade de Ho Chi Minh, a antiga Saigon, e seu funeral acontecerá no fim de semana, de acordo com o diário Nham Dam, órgão de propaganda do Partido Comunista.

Em 1997, Vo Chi Cong se aposentou da vida política ao deixar o cargo de assessor principal do Comitê Central do Partido Comunista. Antes disso, entre 1987 e 1992, havia ocupado a chefia de Estado, durante a etapa da abertura econômica conhecida por "doi moi".

Vo Chi Cong nasceu na província de Quang Nam e em 1935 se uniu às forças do Partido Comunista da Indochina, embrião dos partidos políticos de viés marxista que depois foram criados na região.

Desde 1961 e até a queda de Saigon em 1975, Vo Chi Cong desempenhou o cargo de vice-presidente da Frente de Libertação do Vietnã do Sul, da qual dependia a guerrilha "vietcongue".

Um ano depois do final da guerra, Vo Chi Cong foi nomeado primeiro-ministro do Vietnã.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.