Exame Logo

Morre O.J. Simpson aos 76 anos

A notícia foi divulgada pela família do ex-jogador nas redes sociais

O.J Simpson: ex-jogador de futebol faleceu aos 76 anos (Jason Bean-Pool/Getty Images)
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 11 de abril de 2024 às 11h52.

Última atualização em 11 de abril de 2024 às 12h36.

O ex-jogador de futebol americano O.J Simpson morreu nesta quarta-feira, 10, aos 76 anos.

A informação foi divulgada pela família do ex-ator pelo X, antigo Twitter, que afirma que O.J Simpson lutava contra o câncer.

Veja também

"Ele estava rodeado dos filhos e netos", diz a publicação. "Durante esse período de transição, a família pede que os desejos deles sejam respeitados".

Quem foi O.J Simpson?

A vida pública de O.J Simpson é digna de novela. Ele começou como um running back no futebol universitário dos Estados Unidos, chegando a ganhar o cobiçado Troféu Heisman de melhor jogador do país, antes de concluir uma carreira estelar na NFL.

Depois, entre as décadas de 80 e 90, virou sucesso de bilheteria com filmes como "Corra que a Polícia Vem Aí (1988)". Mas Simpson é mais conhecido por ser o protagonista de caso que ficou conhecido como o "julgamento do século" nos EUA.

Simpson foi acusado de assassinar a ex-esposa Nicole Brown, e o amigo dela, Ronald Goldman, em 1994.

Logo após o crime ser descoberto, milhões de americanos assistiram à perseguição de Simpson nas estradas do sul da Califórnia ao vivo pela televisão. Ele estava viajando a bordo de um Bronco branco dirigido por um amigo e seguido por um comboio da polícia, em uma suposta tentativa de fugir do suposto duplo assassinato.

Simpson foi absolvido em 1995 por um júri de Los Angeles. O julgamento teve advogados de alto nível e uma reviravolta dramática sobre se as luvas encontradas na cena do crime cabiam em suas mãos. "Se não serve, você precisa inocentar!", a frase do advogado de Simpson ficou marcada como ponto-chave do caso.

Décadas depois, entre 2008 a 2017, O.J Simpson foi preso ecumpriu nove anos por assalto à mão armada em um caso envolvendo artigos esportivos históricos. Ele estava em liberdade condicional até 2021.

(Com informações de AFP)

Acompanhe tudo sobre:Mortes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame