Agricultura: questão dos subsídios à agricultura na Índia que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada (Scott Olson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 14h18.
Brasília – Os ministros dos países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), reunidos nesta semana em Bali, na Indonésia, para a 9ª Conferência Ministerial da organização, receberam hoje (6) os rascunhos revisados do acordo final do encontro.
No texto, estão as alterações do Pacote de Bali - conjunto de medidas comerciais negociadas de forma atrelada.
De acordo com informações da OMC, o pacote foi renegociado nos últimos dias, depois que reuniões preparatórias, em Genebra, na Suíça não resultaram em um texto consensual.
A questão dos subsídios à agricultura na Índia, que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada.
Segundo o rascunho do acordo sobre agricultura, os programas de segurança alimentar de países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo não serão questionados pela OMC, mesmo que envolvam a concessão de estímulo à produção agrícola.
O assunto será revisado dentro de quatro anos.
Apesar dessa solução, o rascunho não é a versão definitiva e ainda pode ser modificado.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, que participa da conferência, se reuniu na manhã de hoje com chefes de delegações e com o diretor-geral da OMC, o diplomata brasileiro Luiz Alberto Figueiredo.