Mundo

Ministro vê economia alemã forte em 2012 apesar de piora global

Embora muitos economistas tenham reduzido suas previsões para o ano, país está melhor do que muitos de seus vizinhos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2011 às 09h12.

Berlim - A economia da Alemanha continuará forte no ano que vem, apesar das dificuldades no cenário global e das consequências da crise de dívida da zona do euro, disse o ministro de Economia do país nesta terça-feira.

Embora muitos economistas tenham reduzido suas previsões para o ano que vem e vejam uma desaceleração durante o inverno europeu, com alguns até esperando uma breve recessão, a Alemanha está melhor do que muitos de seus vizinhos.

"Nossa economia está se mostrando muito robusta, mesmo que o clima econômico, tanto internacionalmente quanto no nível europeu, tenha se tornado mais difícil", disse Philipp Roesler ao jornal Handelsblatt.

Roesler, que também preside o Partido Liberal Democrata (FDP) - sigla minoritária na coalizão de Angela Merkel -, argumentou que o consumo doméstico está cada vez mais ajudando o crescimento.

"Nós estamos muito bem equipados para superar a piora econômica esperada durante o inverno", disse ele, acrescentando que olha para o futuro com confiança.

Roesler apresentará em janeiro as mais recentes projeções econômicas do governo. Até agora, a estimativa oficial é de uma expansão de 1 por cento em 2012, após avanço de 3 por cento em 2011.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise econômicaEuropaGovernoIndicadores econômicosPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país