Mundo

Lula quer "partilhar" com Dilma escolha de ministro do STF

Presidente negou que irá indicar pessoas para o próximo governo e disse que só vai decidir o novo membro da corte depois de conversar com a presidente eleita

Lula disse que irá "partilhar com a nova presidenta" a escolha do novo ministro do STF (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

Lula disse que irá "partilhar com a nova presidenta" a escolha do novo ministro do STF (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2010 às 16h53.

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (17) que não tem pressa em indicar o novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele repetiu que antes de tomar uma decisão irá conversar com a presidenta eleita, Dilma Rousseff.

Lula disse que fará o mesmo em relação à escolha de diretores para agências reguladoras. “A única coisa que posso dizer para vocês é que irei partilhar com a nova presidenta, como quero partilhar também os nomes para as agências”.

Lula explicou que não quis escolher um nome durante o processo eleitoral porque era preciso respeitar quem quer que fosse eleito. “A pessoa vai exercer sua função na suprema corte durante alguns anos no mandato de outra pessoa”.

O presidente disse que vai conversar também com o presidente do Senado, José Sarney, sobre o prazo para a sabatina do novo ministro. “Sei que o Congresso Nacional vai funcionar até o dia 17 de dezembro. Vou conversar com o presidente Sarney e saber qual a possibilidade de mandar e ser votado também”, disse após cerimônia no Palácio do Planalto.

Lula voltou a afirmar que não irá indicar pessoas para o governo da presidenta eleita. “O governo tem que ser a cara e a semelhança dela”. Questionado sobre a permanência do presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, à frente da estatal no governo de Dilma, o presidente disse que só pode garantir até o dia 31 de dezembro deste ano.

Acompanhe tudo sobre:BurocraciaDilma RousseffJustiçaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame