Chanceler iraniano Mohammad Javad Zarif em entrevista coletiva em Moscou (Maxim Zmeyev/Reuters)
Da Redação
Publicado em 1 de setembro de 2014 às 21h33.
Bruxelas - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Javad Zarif, expressou otimismo depois das conversas com a chefe de política externa da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/uniao-europeia">União Europeia</a></strong>, Catherine Ashton, nesta segunda-feira, a respeito de uma resolução da disputa do programa nuclear de Teerã até o prazo de 24 de novembro.</p>
“Depois das discussões com a senhora Ashton, estou bastante otimista de que podemos de fato resolver esta questão a tempo”, declarou Zarif após o que descreveu como “boas” conversas com a representante europeia.
“Espero que, com a prontidão e vontade política que vejo em todas as partes desta discussão, tenhamos uma resolução dentro dos próximos três meses”, afirmou ele em uma coletiva de imprensa depois de conversas separadas com o ministro belga das Relações Exteriores, Didier Reynders.
Entretanto, ele alertou que chegar a um acordo “requer vontade política e compreensão plena da necessidade de abordar as questões, ao invés de somente atender ao respectivo eleitorado”.
O Irã e as potências globais estão trabalhando para alcançar um acordo abrangente até 24 de novembro segundo o qual Teerã restringiria suas atividades nucleares em troca do alívio das sanções econômicas que prejudicam sua economia. O prazo anterior, 20 de julho, não foi cumprido.
A próxima rodada de conversas entre as potências e o Irã está marcada para acontecer nos bastidores da Assembelia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Yok no final de setembro.