Mundo

Militantes sunitas tomam cidade no Iraque, dizem fontes

Militantes sunitas teriam tomado na madrugada desta quinta-feira o controle da maior parte da cidade iraquiana de Hit, na província de Anbar, oeste do país


	Sunitas: fontes do setor de segurança disseram acreditar que os militantes sejam membros do grupo Estado islâmico
 (Stringer/Reuters)

Sunitas: fontes do setor de segurança disseram acreditar que os militantes sejam membros do grupo Estado islâmico (Stringer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2014 às 08h10.

Bagdá - Militantes sunitas tomaram na madrugada desta quinta-feira o controle da maior parte da cidade iraquiana de Hit, na província de Anbar, oeste do país, segundo fontes da área da segurança e autoridades locais.

"Noventa por cento da cidade de Hit está dominada por militantes", disse Adnan al-Fahdawi, membro do conselho provincial, acrescentando que os invasores estavam mais bem armados do que as forças de segurança locais.

Uma testemunha em Hit disse à Reuters: "Dezenas de militantes podem ser vistos na cidade com seus veículos e armas. Posso ouvir disparos agora em todos os lugares".

As fontes do setor de segurança disseram acreditar que os militantes sejam membros do grupo Estado islâmico, que iniciaram o ataque com a explosão de três carros-bomba na entrada do lado leste da cidade e uma delegacia de polícia no centro.

As primeiras informações de fontes hospitalares em Hit são de que seis pessoas, incluindo um civil, foram mortos e 12 ficaram feridas.

Soldados, policiais e combatentes muçulmanos sunitas locais estavam tentando conter o avanço dos militantes, disseram as fontes da área de segurança. A maior parte das cidades vizinhas na província de Anbar já caíu sob o controle do Estado islâmico.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismoSunitas

Mais de Mundo

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo