Mundo

Migrantes são barrados na fronteira da Eslovênia com Croácia

Cerca de 1.800 refugiados que chegaram ontem à fronteira da Eslovênia, enviados pelas autoridades croatas, foram recebidos com cercas, policiais e cachorros


	Refugiados em estação de trem na Croácia: em média seis mil refugiados saem da Croácia diariamente, mas a Eslovênia advertiu que não pode receber mais de 2.500 por dia
 (Reuters / Antonio Bronic)

Refugiados em estação de trem na Croácia: em média seis mil refugiados saem da Croácia diariamente, mas a Eslovênia advertiu que não pode receber mais de 2.500 por dia (Reuters / Antonio Bronic)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2015 às 07h33.

Zagreb - O número de refugiados que se aglomeram na rota dos Bálcãs após o fechamento da fronteira da Hungria com a Croácia no sábado está aumentando, o que provocou uma escalada na tensão na região.

Cerca de 1.800 refugiados que chegaram ontem à noite à fronteira da Eslovênia, enviados pelas autoridades croatas, foram recebidos com cercas, policiais e cachorros, e tiveram que passar a noite debaixo de chuva e com frio, informou nesta segunda-feira a televisão pública croata "HTV".

A Eslovênia admite um número diário de aspirantes a asilo na Europa ocidental menor do que a Croácia. Em média seis mil refugiados saem da Croácia diariamente, mas a Eslovênia advertiu que não pode receber mais de 2.500 por dia, e isso só se a Áustria absorver o mesmo número de pessoas diariamente.

O secretário de Estado do Ministério do Interior da Eslovênia, Bostjan Stefic, advertiu ontem à noite que seu país não receberá mais refugiados do que o mesmo número que sai rumo a Áustria, atualmente de 1.500 pessoas, o que não foi confirmado pelas autoridades austríacas.

Stefic informou que ontem chegaram 2.400 pessoas, e lamentou que a Croácia não tenha levado a sério a advertência eslovena e enviasse à fronteira um trem com 1.800 refugiados.

Estes esperam desde ontem para entrar na Eslovênia pela passagem fronteiriça de Trnovec-Sredisce ob Dravi, no noroeste da Croácia.

Segundo a agência de notícias eslovena "STA", a ministra austríaca do Interior, Johanna Mikl-Leitner, informou à ministra eslovena, Vesna Györkös Znidar, que a Áustria não pode receber mais refugiados.

Mas o Ministério do Interior da Áustria afirmou que nada mudou nas passagens fronteiriças com a Eslovênia.

A polícia eslovena iniciou nesta madrugada uma "proteção intensa" de sua fronteira com a Croácia, anunciou Bojan Kitel, porta-voz da polícia de Maribor.

Acompanhe tudo sobre:EuropaRefugiadosUnião EuropeiaEslovêniaCroácia

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA