Mundo

Microsoft apela para não pagar multa de US$ 360 milhões

Punição foi imposta pela Comissão Européia; recurso só deve ser julgado em 2007

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (03/10) ter apelado à Justiça depois de receber uma multa de 280,5 milhões de euros (equivalentes a 357,4 milhões de dólares), imposta pela Comissão Européia em julho.

De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, a Microsoft foi punida por não ter cumprido as determinações de um acordo antitruste firmado em 2004. "O prazo final para um recurso se encerrou em 2 de outubro, e nós o cumprimos", declarou um porta-voz da gigante de software.

Em março de 2004, a Comissão Européia multou a Microsoft em um valor recorde de 497 milhões de euros (mais de 600 milhões de dólares), e pediu que a companhia revisse algumas de suas práticas de negócios. A empresa apelou para reverter a decisão - o resultado deste recurso deve sair somente no próximo ano.

Quatro meses mais tarde, a Comissão Européia impôs à Microsoft uma multa adicional, de 280 milhões de euros, acusando a companhia de não atender às orientações que recebeu. É desta multa que a Microsoft recorre agora.

Segundo o porta-voz da companhia, o julgamento deste novo recurso deve sair também no próximo ano. Ele afirmou que a Microsoft já pagou a multa e espera recuperar o dinheiro com uma decisão que lhe seja favorável.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

FMI eleva projeção global para 2026, mas alerta para riscos da IA e das tarifas

O que se sabe sobre acidente entre trens que matou 39 pessoas na Espanha

Trump diz que 'chegou a hora' de tomar providências na Groenlândia

PIB da China cresce 5% em 2025, impulsionado por exportações