Mundo

Mexicanos convocam protestos em massa contra Trump

Dezenas de organizações civis, universidades e associações empresariais convocaram a mobilização "Viva México" em cerca de vinte cidades.

Donald Trump: Trump assinou um decreto que lançou o projeto de construção do muro, uma de suas promessas de campanha (Joshua Roberts/File Photo/Reuters)

Donald Trump: Trump assinou um decreto que lançou o projeto de construção do muro, uma de suas promessas de campanha (Joshua Roberts/File Photo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 12 de fevereiro de 2017 às 14h54.

Em plena crise diplomática com seu vizinho Estados Unidos, os mexicanos sairão às ruas neste domingo para para protestar contra o presidente Donald Trump e seu projeto de um muro na fronteira, uma manifestação de viés nacionalista contestada por alguns setores.

Dezenas de organizações civis, universidades e associações empresariais convocaram a mobilização "Viva México" em cerca de vinte cidades através das redes sociais com slogans como "Precisamos que a liberdade seja mais que uma estátua" ou "Pela unidade e dignidade do México".

Donald Trump assinou em 25 de janeiro um decreto que lançou o projeto de construção do muro, uma de suas promessas de campanha.

O presidente americano afirmou em muitas ocasiões sua intenção de forçar o México a financiar a obra, mas o governo daquele país rejeitou categoricamente.

Neste sábado, ele prometeu reduzir "significativamente" o custo do muro, estimado em dezenas de bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpMéxicoProtestos no mundo

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles