Mundo

G-20 chega a acordo sobre comunicado (exceto em relação ao clima)

Angela Merkel, afirmou estar muito feliz que todos os outros países, com exceção dos Estados Unidos, concordarem que o Acordo de Paris é irreversível

Macron, Merkel e Trump: en relação ao clima, Estados Unidos ficou fora do acordo (John MacDougall/Reuters)

Macron, Merkel e Trump: en relação ao clima, Estados Unidos ficou fora do acordo (John MacDougall/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de julho de 2017 às 12h19.

Hamburgo - A chanceler alemã, Angela Merkel, se mostrou "muito contente" com o comunicado final da Cúpula do G20 no que aborda a mudança climática, assunto no qual todos os países, exceto os Estados Unidos, se uniram para apoiar o Acordo de Paris, que é "irreversível" e deve ser aplicar "o mais rápido possível".

Em coletiva de imprensa após a conclusão do evento, Merkel lembrou que desde o início da entrevista se mostrou disposta a trabalhar para alcançar acordos, mas também decidida a não ocultar os desacordos.

Após a decisão dos Estados Unidos de, "lamentavelmente", segundo Merkel, abandonar o Acordo de Paris, o restante dos líderes do G20 decidiu permanecer "unido" e ratificar apoio a esse pacto, aprovando também um plano de ação pelo clima e pela energia.

No acordo, o G20 "toma nota" do passo dado pelos Estados Unidos, que incluíu também a decisão de ajudar outros países a terem acesso a combustíveis fósseis de maneira mais limpa e eficiente e a desenvolver novas fontes e energias renováveis.

Merkel reconheceu que se negociou até última hora porque o restante dos países queria que ficasse claro que essa menção ao carvão e ao gás natural era unicamente dos Estados Unidos e que todos os demais ratificam o compromisso de apoiar os países em desenvolvimento para avançar rumo às metas do Acordo de Paris.

A chanceler disse que não vê possibilidades de mudança na postura americana e lamentou que não seja possível o consenso, mas se mostrou também satisfeita de "ter colocado claramente" o desacordo no comunicado. EFE

Acompanhe tudo sobre:G20

Mais de Mundo

Eleições na Venezuela: compare os planos de governo de Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Mais na Exame