Megaexposição em SP aborda a relação entre a água e o planeta
A mostra "Água na Oca", que começa dia 26 de novembro, ocupa 8mil m² do pavilhão do Parque do Ibirapuera, em São Paulo
Vanessa Barbosa
Publicado em 24 de novembro de 2010 às 15h09.
São Paulo - Doce e salgada, abundante e escassa, pura e poluída, a água cobre cerca de 70% da Terra e é fundamental para a existência do ser humano e de todos os organismos vivos. Com o objetivo de mostrar a intrínseca relação que essa substância tem com o planeta, a exposição "Água na Oca", abre as suas portas ao público, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a partir do dia 26 de novembro.
Aliando ciência, arte e tecnologia, serão apresentadas instalações interativas, obras de arte, peças de acervo museológico, aquários reais e virtuais, fotografias e instalações audiovisuais, que ocuparão os 8000m² do pavilhão da Oca. Os estados e o ciclo da água, bem como os problemas relacionados à qualidade e à disponibilidade desse recurso na sociedade e nos ecossistemas, serão abordados na mostra, que também realizará palestras e workshops educacionais.
A exposição é dividida por temas. No térreo, o visitante encontra o "Mundo d’Água", onde é possível conhecer as diferentes relações entre a água e os seres marinhos e terrestres. Este andar também tem como atração uma faixa de aquários com mais de 60 espécies de peixes que vivem em sete ecossistemas diferentes, como os que habitam o Rio Negro e a bacia do Congo.
As janelas redondas da Oca terão imagens em computação gráfica das espécies da zona abissal, localizada no fundo do oceano, levando o público a conhecer uma das áreas de difícil acesso em nosso planeta. A zona abissal é também a grande atração do segundo andar do prédio, chamado de "A Última Fronteira". Neste espaço (foto), um vídeo levará o espectador a diferentes lugares, desde os conhecidos recifes de coral até as partes mais obscuras e inacessíveis do oceano. Para dar a ilusão de fundo mar, haverá colchões disponíveis pra quem quiser assistir o vídeo deitado.
O primeiro andar mostra a fúria das enchentes. Os visitantes serão conduzidos por uma instalação que simula uma casa durante uma tempestade e a ameaça da enchente. O subsolo da OCA é o andar dedicado às obras de arte que envolvem água, seja como elemento de inspiração ou como material escultórico. A exposição é idealizada e realizada pelo Instituto Sangari em parceria com o Museu de História Natural de Nova York e tem curadoria de Marcelo Dantas.
Serviço:
Data: 26 de novembro a 8 de maio de 2011
Local: Parque do Ibirapuera - Pavilhão Lucas Nogueira Garcez (Oca)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3, Vila Mariana – São Paulo/SP
Valor do ingresso: R$ 20 (no último domingo de cada mês, a entrada é gratuita para todos os visitantes)