Mundo

May e Trump concordam em "aprofundar" relação bilateral

Segundo uma porta-voz de May, Trump expressou seu desejo de "trabalhar" com a líder conservadora

Theresa May: a primeira-ministra expressou "seu desejo de reforçar o comércio e investimento bilateral" (Peter Nicholls / Reuters)

Theresa May: a primeira-ministra expressou "seu desejo de reforçar o comércio e investimento bilateral" (Peter Nicholls / Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de novembro de 2016 às 14h47.

Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram nesta quinta-feira em uma conversa por telefone "aprofundar" a relação "especial" entre os dois países, o que será uma "prioridade" para ambos.

Segundo informou um porta-voz de May, durante essa conversa a chefe do Governo britânica parabenizou o líder republicano por sua recente vitória eleitoral sobre a democrata Hillary Clinton e este expressou seu desejo de "trabalhar" com a líder conservadora.

Durante a conversa, Trump "detalhou seus vínculos próximos e pessoais com o Reino Unido e disse que acredita que a relação especial (de ambos os países) progrida".

A primeira-ministra transmitiu seu "compromisso de construir e expandir as relações britânicas por todo o mundo, particularmente após o referendo (do dia 23 de junho, no qual os britânicos decidiram sair da UE)", ao mesmo tempo em que ressaltou "a importância da aliança com os EUA".

Após ressaltar a "longa história de valores compartilhados" entre EUA e Reino Unido, May expressou "seu desejo de reforçar o comércio e investimento bilateral", enquanto Londres "deixa a União Europeia".

A primeira-ministra britânica lembrou que os dois países "sempre permaneceram juntos como aliados próximos nos momentos que mais contam".

Segundo o mesmo comunicado, Trump enfatizou que o Reino Unido é "um lugar muito, muito especial" tanto para ele pessoalmente como para os EUA, e terminou a conversa convidando May a visitá-lo "assim que for possível".

A conversa aconteceu pouco antes de Trump ir a um encontro previsto com o presidente em fim de mandato, Barack Obama, a fim de iniciar simbolicamente a transferência de poder, que culminará no dia 20 de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Reino UnidoDonald TrumpTheresa May

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos