Mundo

May diz que definiu a declaração do Brexit adequada para o Reino Unido

Primeira-ministra britânica informou que avisou ao seu gabinete sobre a declaração estipulada e que divulgará mais detalhes nesta tarde na Câmara dos Comuns

Imagem de arquivo: "Este é o acordo adequado para o Reino Unido", disse a primeira-ministra britânica Theresa May (Darren Staples/Reuters)

Imagem de arquivo: "Este é o acordo adequado para o Reino Unido", disse a primeira-ministra britânica Theresa May (Darren Staples/Reuters)

E

EFE

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 12h56.

Londres - A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta quinta-feira que a declaração do Brexit fechada com a Comissão Europeia (CE, órgão executivo da UE) é a "adequada" para o Reino Unido porque atende à vontade expressada pelos eleitores no referendo de 2016.

Em pronunciamento feito em frente à residência oficial da governante, May afirmou que o acordo preliminar com a UE sobre o Brexit mostra um bom futuro para o país e garantiu que está "decidida" a fazer com que seja aprovado no Parlamento.

"Este é o acordo adequado para o Reino Unido. Atende aos votos do referendo, devolve o controle das nossas fronteiras, o nosso dinheiro, as nossas leis e ao mesmo tempo protege os empregos, a segurança e a integridade do Reino Unido", comentou.

May informou que já avisou ao seu gabinete sobre a declaração estipulada e que divulgará mais detalhes nesta tarde na Câmara dos Comuns.

"Trata-se de um acordo entre o Reino Unido e a Comissão Europeia, e agora os líderes da União Europeia têm que analisar antes da cúpula de domingo" do Conselho, frisou.

Sobre a reunião de domingo, a primeira-ministra disse que conversará com os representantes dos demais países europeus, incluindo o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, com o qual se reunirá nesta quinta-feira em Londres.

"No sábado retornarei a Bruxelas para outra reunião com o presidente (da Comissão Europeia, Jean-Claude) Juncker para decidir como concluir este processo para o interesse de nossos povos", ressaltou.

"O povo britânico quer que isto seja resolvido, quer um bom acordo que nos situe no caminho de um futuro brilhante. O pacto está ao nosso alcance e estou determinada concluí-lo", ressaltou May em alusão à aprovação do acordo no Parlamento.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, informou nesta quinta-feira que os negociadores da UE e do Reino Unido definiram um texto sobre a futura relação entre Londres e Bruxelas após o Brexit, que se materializará em 29 de março de 2019. EFE

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Reino Unido planeja aumentar consideravelmente as repatriações de imigrantes

MP da Venezuela ameaça prender opositor González se ele não acatar 3ª convocação para depor

Israel aceita 'pausas humanitárias' para vacinação contra a poliomielite em Gaza

Após quatro meses desde último relacionamento, namoro de Milei com ex-vedete rouba cena na Argentina

Mais na Exame