Mundo

Setor manufatureiro registra contração na China em novembro

Indicador revela sinais de desaceleração na segunda maior economia do mundo

Trabalhadores em indústria da China (AFP)

Trabalhadores em indústria da China (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2011 às 09h40.

Pequim - O setor não manufatureiro da China se contraiu em novembro, segundo dados divulgados hoje, enquanto Pequim começa a afrouxar sua política monetária, em meio a sinais de desaceleração na segunda maior economia do mundo.

O índice dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor não manufatureiro caiu para 49,7 em novembro, uma retração de 8 pontos ante a leitura de outubro, informou a Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP).

Um resultado acima de 50 indica que a atividade está se expandindo, enquanto uma leitura abaixo dessa marca mostra contração. O setor não manufatureiro inclui áreas como transportes, mercado imobiliário, varejo e a indústria de softwares.

As novas encomendas no setor não manufatureiro caíram para 47,2 em novembro, uma queda de 5,3 pontos na comparação com outubro. A pesquisa ouviu representantes de cerca de 1,2 mil empresas, em 20 setores, segundo noticiado pela agência de notícias Xinhua. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralÁsiaChinaIndústria

Mais de Mundo

Os cinco maiores rios do mundo

Os aeroportos que mais movimentados do mundo

Trump amplia ofensiva e mira petróleo da Venezuela para pressionar Maduro

China inicia uso comercial de geração de eletricidade por CO2 supercrítico