Manifestação contra governo acaba com mais de 100 detidos no Vietnã
milhares de pessoas se manifestaram contra os planos do governo de aprovar uma lei de cibersegurança
EFE
Publicado em 11 de junho de 2018 às 08h55.
Ho Chi Minh - Pelo menos 102 manifestantes foram detidos na noite deste domingo na província de Binh Thuan onde protestos contra o Governo tornaram-se violentos, informou hoje a Polícia local.
Centenas de presentes à manifestação se concentraram na noite do domingo no escritório local da Administração, onde começaram a jogar objetos contra as autoridades e queimar veículos públicos, segundo o portal de notícias "VnExpress".
As autoridades responderam com o uso de gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar o tumulto, em uma nação onde as manifestações estão proibidas pelo governante Partido Comunista.
"Não há mortos, mas dezenas de policiais ficaram feridos", afirmou o porta-voz da corporação Nguyen Van Nhieu, ao confirmar o número de detidos.
A situação se resolveu por volta da meia-noite após a intervenção de soldados do Ministério de Segurança Pública, disse Nhieu.
Durante o domingo milhares de pessoas se manifestaram nas principais cidades do país contra os planos do governo de aprovar uma lei de cibersegurança e criar zonas econômicas especiais que favorecem o controle de investidores chineses.
Embora na sua maioria os protestos tenham sido pacíficos, momentos de tensão foram vividos e detenções aconteceram em Hanói, a capital, e em Ho Chi Minh (antiga Saigon).