Mundo

Mais de 60% dos russos não querem receber vacina Sputnik V contra covid-19

A maioria dos entrevistados citou efeitos colaterais — que podem incluir febre e fadiga — como a principal razão para não querer ser vacinada

 (Sergey Pivovarov/Reuters)

(Sergey Pivovarov/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de março de 2021 às 17h08.

Última atualização em 1 de março de 2021 às 17h19.

Quase dois terços dos russos não estão dispostos a receber a vacina Sputnik V, e um número aproximado acredita que o coronavírus foi criado artificialmente como uma arma biológica, mostrou um instituto de pesquisa independente nesta segunda-feira.

O Centro Levada disse que uma pesquisa realizada no mês passado mostrou que 62% das pessoas não querem a vacina produzida na Rússia, e que o nível de relutância mais elevado foi identificado na faixa etária entre 18 a 24 anos.

A maioria dos entrevistados citou efeitos colaterais — que podem incluir febre e fadiga — como a principal razão para não querer ser vacinada.

A sondagem, que entrevistou 1.601 pessoas em 50 regiões, também descobriu que 64% das pessoas acreditam que o novo coronavírus foi criado como uma arma biológica.

A origem da covid-19 está sendo altamente politizada, mas a maioria dos virologistas e especialistas em doenças infecciosas diz que é mais provável que ele tenha se desenvolvido naturalmente.

No mês passado, uma missão da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China disse que não está mais analisando se o vírus escapou de um laboratório, o que considera altamente improvável.

A missão disse que sua principal hipótese é a de que o vírus surgiu em um morcego, embora existam várias situações possíveis para explicar sua transmissão para os humanos, como uma infecção inicial em outra espécie animal.

A crença de que o vírus foi criado como uma arma biológica é predominante em russos de 40 a 54 anos — 71% deles têm esta opinião, segundo a pesquisa. Só 23% creem que o vírus surgiu naturalmente.

Acompanhe tudo sobre:RússiaSputnik Vvacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos