Mundo

Maioria dos americanos apoia legalização da maconha

Pesquisa do Pew Research Center mostra que quase metade dos adultos já experimentou a droga


	Maconha: apesar do maior apoio à legalização, 51% dos entrevistados disse que se sentiria desconfortável se as pessoas ao seu redor estivessem usando a droga
 (Paula Bronstein/Getty Images)

Maconha: apesar do maior apoio à legalização, 51% dos entrevistados disse que se sentiria desconfortável se as pessoas ao seu redor estivessem usando a droga (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 15h57.

São Paulo – Entre os americanos, 52% acredita que o uso da maconha deveria ser legalizado, segundo pesquisa realizada pelo Pew Research Center com 1.501 adultos. É pouco mais da metade, mas é a primeira vez em mais de quatro décadas de realização da pesquisa que a maioria é favorável. 45% dos entrevistados defende que a maconha continue ilegal.

O suporte à legalização da maconha subiu 11 pontos desde 2010. Em 1969, uma pesquisa da Gallup mostrava que 12% eram favoráveis à legalização do uso, ante 84% contrários. A declaração de uso também foi recorde: Quase a metade dos adultos (48%) disse já ter experimentado a droga – a maior porcentagem da história. Há dez anos, 38% afirmaram ter provado maconha. Em todas as faixas etárias até 65 anos, quase metade das pessoas afirma já ter experimentado.

Foi registrada uma queda na porcentagem de pessoas que vê a maconha como uma “droga de entrada”. 38% dos entrevistados concordaram com a afirmação de que “para a maior parte das pessoas, o uso da maconha leva ao uso de drogas pesadas” - perante 60% dos entrevistados em 1977. A ideia de que o uso de maconha é imoral também mudou. Atualmente, 32% consideram errado – ante 50% em 2006. As opiniões sobre o uso medico também mudaram. Para 77% dos entrevistados, a maconha tem uso medicinal legítimo. Em 1997, 58% acreditavam no uso medicinal.

Apesar do maior apoio à legalização, 51% dos entrevistados disse que se sentiria desconfortável se as pessoas ao seu redor estivessem usando a droga. O desconforto aumenta com o aumento da idade. Entre os que tem mais de 65 anos, chega a 74%. - já entre as pessoas com menos de 30 anos, incomodaria 35%.

Quase três quartos dos americanos (72%) dizem que, em geral, os esforços do governo para fazer cumprir as leis relativas à maconha custam mais do que valem. Quanto aos estados que aprovaram o uso da droga, 60% dos entrevistados acredita que o governo federal não deveria fazer cumprir as leis relativas à maconha neles.

Leia também: 5 mitos polêmicos sobre a legalização da maconha

Acompanhe tudo sobre:DrogasLegislaçãoMaconha

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua