Maduro assina decreto de luto nacional

A medida ordena que "a bandeira nacional permaneça içada a meio mastro em todos os edifícios públicos e privados, tanto civis como militares"

Caracas - O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assinou nesta quarta-feira seu primeiro decreto como presidente interino para declarar luto nacional durante sete dias pela morte de Hugo Chávez.

"Estão declarados sete dias de luto nacional, entre os dias 5 e 11 de março de 2013, pelo lamentável e penoso falecimento e irreparável perda do herói da pátria Hugo Rafael Chávez Frias", diz o decreto publicado na Gazeta Oficial e que Maduro assinou como presidente interino, segundo o site do canal "VTV".

A medida ordena que "a bandeira nacional permaneça içada a meio mastro em todos os edifícios públicos e privados, tanto civis como militares".

O decreto presidencial, que também proíbe as festas e celebrações em todo o território nacional durante esses sete dias, leva a data de terça-feira, quando o próprio Maduro anunciou a morte do chefe de Estado.

Chávez morreu aos 58 anos de idade, após quase uma década e meia no poder e quase dois anos depois de ter diagnosticado um câncer.

Três dias antes de submeter-se em dezembro do ano passado à quarta cirurgia em 18 meses e ao vislumbrar a possibilidade de ter que abandonar o poder, Chávez pediu a seus seguidores que votassem em Maduro no caso de novas eleições.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.