Mundo

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, quer nova reunião com Trump

Com isso, o líder norte-coreano reiterou o compromisso de Pyongyang a favor da desnuclearização da península

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, quer uma segunda cúpula com o presidente americano, Donald Trump (Jonathan Ernst/Reuters)

Líder norte-coreano, Kim Jong-un, quer uma segunda cúpula com o presidente americano, Donald Trump (Jonathan Ernst/Reuters)

A

AFP

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 09h30.

Última atualização em 20 de setembro de 2018 às 09h41.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, quer uma segunda cúpula com o presidente americano, Donald Trump - afirmou o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, nesta quinta-feira (20), ao retornar de uma visita de três dias ao Norte.

"O presidente Kim Jong-un expressou o desejo de uma segunda cúpula com o presidente Trump em uma data breve", declarou Moon à imprensa em Seul.

Em junho passado, Kim e Trump tiveram uma histórica cúpula em Singapura.

Com isso, o líder norte-coreano reiterou o compromisso de Pyongyang a favor da desnuclearização da península, mas sem dar mais detalhes. Washington e Pyongyang divergem sobre o sentido desse compromisso.

Washington exigia "uma desnuclearização definitiva e completamente verificada", enquanto Pyongyang queria uma declaração oficial dos Estados Unidos pondo fim à guerra da Coreia, que terminou em 1953 com um simples armistício.

O processo de degelo parecia em um beco sem saída até que Moon viajou, na terça passada, para Pyongyang. Esta foi sua terceira série de encontros com Kim desde o início do ano.

Durante essa visita, o líder norte-coreano aceitou fechar a zona de testes de mísseis de Tongchang-ri, na presença de especialistas internacionais.

Os Estados Unidos aplaudiram o anúncio e disseram estar dispostos a dialogar imediatamente para desnuclearizar a Coreia do Norte em um prazo de três anos.

O próprio Trump elogiou os "avanços extraordinários". Seu secretário de Estado, Mike Pompeo, contou que conversou com o ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Ri Yong Ho, e que o convidou para uma reunião à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, na semana que vem.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-un

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua