Mundo

Líder do grupo Al Shabaab morre em ataque dos EUA na Somália

A vítima, identificada como Abdishakur, era o chefe do Amniyat, uma unidade que se acredita ser responsável por ataques suicidas em Mogadíscio


	Somália: a vítima, identificada como Abdishakur, era o chefe do Amniyat, uma unidade que se acredita ser responsável por ataques suicidas em Mogadíscio
 (John Moore/Getty Images)

Somália: a vítima, identificada como Abdishakur, era o chefe do Amniyat, uma unidade que se acredita ser responsável por ataques suicidas em Mogadíscio (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 17h16.

Mogadíscio - Um líder do grupo militante da Somália Al Shabaab foi morto em um ataque aéreo dos Estados Unidos, disseram nesta terça-feira autoridades norte-americanas e somalis.

A vítima, identificada como Abdishakur e também conhecida como Tahliil, era o chefe do Amniyat, uma unidade que se acredita ser responsável por ataques suicidas em Mogadíscio, disse a Agência de Segurança e Inteligência Nacional da Somália em comunicado.

O Departamento de Defesa dos EUA afirmou na segunda-feira que lançou um ataque aéreo na Somália que atingiu um alto líder do Al Shabaab.

Uma autoridade dos EUA, que falou sob condição de anonimato, disse que Abdishakur foi morto em um ataque com outro militante do Al Shabaab, que não foi identificado. Não houve mortes de civis no ataque, disse a autoridade.

O ataque foi o último em uma campanha recente contra o Al Shabaab. Em setembro, uma ação com um veículo aéreo não tripulado matou o principal líder do grupo, Ahmed Abdi Godane.

O grupo alinhado com a rede Al Qaeda busca derrubar o governo de Mogadíscio, apoiado pelo Ocidente, e impor sua rígida versão da lei islâmica no país. Um porta-voz do grupo não foi encontrado para comentar.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaEstados Unidos (EUA)ExércitoIslamismoPaíses ricosSomáliaTerrorismo

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia