Mundo

Líder de Al Qaeda é morto em combates no norte da Síria

Mohamed Abas morreu nesta quinta-feira durante troca de fogo de artilharia entre as forças governamentais sírias e o Organismo de Liberdade do Levante

Síria: líder Al Qaeda foi morto na província síria de Idlib durante a batalha pelo controle do aeroporto militar de Abu Duhur (Zohra Bensemra/Reuters)

Síria: líder Al Qaeda foi morto na província síria de Idlib durante a batalha pelo controle do aeroporto militar de Abu Duhur (Zohra Bensemra/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 10h48.

Beirute - Um veterano dirigente de Al Qaeda, identificado como Mohamed Abas, apelidado Abu Hamza al Masri, morreu nesta quinta-feira durante troca de fogo de artilharia entre as forças governamentais sírias e o Organismo de Liberdade do Levante, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O homem, de nacionalidade egípcia e que lutou no passado nas filas de Al Qaeda no Afeganistão e no Paquistão, foi morto na província síria de Idlib durante a batalha pelo controle do aeroporto militar de Abu Duhur, nas mãos do Organismo de Liberdade do Levante, segundo a ONG.

Esse grupo jihadista é formado em torno do antigo braço de Al Qaeda na Síria, que em julho de 2016 mudou seu nome e se desvinculou da organização liderada por Ayman al Zawahiri.

Masri tinha paralisia nas pernas após ter sido ferido em confrontos contra o corpo da Inteligência Aérea síria no oeste da província de Alepo.

O seu trabalho dentro da organização era treinar os combatentes e novos recrutas do Organismo de Liberdade do Levante, onde também tinha trabalhos religiosos.

O Observatório informou que Masri foi uma figura proeminente da Al Qaeda no Afeganistão, após estudar na faculdade de Direito no Egito.

Também lutou no Paquistão e foi encarcerado durante 16 anos no seu país natal.

Há seis anos se uniu à Frente al Nusra, nome antigo do braço sírio de Al Qaeda até que se desvinculou desta organização, na Síria, onde esteve em várias frentes do norte, como em Idlib, Hama e Alepo.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaMortesSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros