Mundo

Líder da oposição é designado primeiro-ministro da Romênia

Ponta, o líder do Partido Social Democrata (PSD) quer governar com o Partido Nacional Liberal (PNL), com o qual forma a opositora União Social Liberal (USL)

Victor Ponta (Flickr/Creative Commons)

Victor Ponta (Flickr/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 20h22.

Bucareste - O líder da oposição social-democrata, Victor Ponta, foi nomeado o novo primeiro-ministro da Romênia pelo presidente, o conservador Traian Basescu, após a queda do premiê de centro-direita Mihai Razvan Ungureanu pela perda de um voto de confiança do Parlamento, dois meses depois de tomar posse.

Ponta, o líder do Partido Social Democrata (PSD) quer governar com o Partido Nacional Liberal (PNL), com o qual forma a opositora União Social Liberal (USL).

Junto com o novo Executivo a ser formado, Ponta deve obter o apoio do Parlamento para tomar posse o mais rápido possível, como insistiram o presidente e o primeiro-ministro designado em entrevista coletiva conjunta em Bucareste.

A crise política aconteceu em plena visita de uma delegação de avaliação do Fundo Monetário Internacional (FMI), a quem Bucareste contratou em 2011 um crédito preventivo de 3,6 bilhões de euros, aos quais pode recorrer em caso de necessidade.

''A missão do FMI continua em nível técnico e segue com sua atividade'', disse Basescu em mensagem de calma.

Esta crise política acontece a apenas seis meses das eleições legislativas, previstas para novembro, e na qual a USL é clara favorita frente ao conservador Partido Democrata Liberal (PDL). 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia