Mundo

Liberais vencem eleição local britânica e veem rejeição ao Brexit

Vitória de Sarah Olney, dos Liberal Democratas, em um distrito eleitoral do sudoeste de Londres, ilustrou as divisões profundas que permeiam o país

Reino Unido: vitória do Partido Liberal também reduz a maioria já pequena da primeira-ministra britânica, Theresa May, no Parlamento (Paul Hackett / Reuters/Reuters)

Reino Unido: vitória do Partido Liberal também reduz a maioria já pequena da primeira-ministra britânica, Theresa May, no Parlamento (Paul Hackett / Reuters/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 10h57.

Londres - O Partido Liberal Democratas do Reino Unido, que é pró-União Europeia, conquistou um assento parlamentar anteriormente ocupado pelo governista Partido Conservador nesta sexta-feira, em um resultado surpreendente que a legenda vencedora saudou com uma rejeição ao "Brexit duro", a desfiliação britânica da UE que implicaria em uma saída do mercado comum europeu.

A vitória de Sarah Olney, dos Liberal Democratas, em um distrito eleitoral do sudoeste de Londres, ilustrou as divisões profundas que permeiam o país, que rompeu com o bloco em um referendo em junho com o placar de 52 a 48 por cento dos votos.

O êxito também reduz a maioria já pequena da primeira-ministra britânica, Theresa May, no Parlamento, que pode ter que aprovar a decisão de desencadear o processo formal de saída da UE.

A área afluente de Richmond Park e North Kingston apoiou o campo do "fica" no referendo sobre a filiação ao bloco.

Sarah, que fez campanha pela vaga parlamentar prometendo votar contra a convocação das conversas de separação, disse que seus moradores enviaram "uma onda de choque" contra o Brexit.

"Nossa mensagem é clara: não queremos um Brexit duro; não queremos ser retirados do mercado comum; e não deixaremos a intolerância, a divisão e o medo vencerem", disse a parlamentar, em um discurso após o anúncio de  Partidsosua vitória.

Ela derrotou o atual ocupante do cargo, Zac Goldsmith, com 20.510 votos contra 18.638. Goldsmith concorreu como candidato independente depois de deixar o Partido Conservador devido à decisão do governo de realizar expansões no aeroporto de Heathrow.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia