Mundo

Lembrança de João Paulo II conquista Roma

Mesmo ainda faltando quase uma semana para a beatificação da personalidade, cidadãos italianos lembram de sua história

João Paulo II está nos tradicionais calendários e até em postais, bustos de porcelana, canecas, cinzeiros e pratos (Franco Origlia/Getty Images)

João Paulo II está nos tradicionais calendários e até em postais, bustos de porcelana, canecas, cinzeiros e pratos (Franco Origlia/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2011 às 06h47.

Roma - Ainda faltam cinco dias para a beatificação do João Paulo II pelo papa Bento XVI, mas a lembrança deste carismático Pontífice, que morreu em 2005, já se apoderou das ruas da Roma, onde os grandes monumentos e as ruínas compartilham o protagonismo com Karol Wojtyla.

Imagens enormes que mostram o papa polonês celebrando a missa e outras mais humanas carregando uma criança entre seus braços povoam há poucos dias as estações de metrô da Cidade Eterna, os pontos de ônibus e, inclusive, os postes de luz das ruas mais centrais de Roma.

"Damose da fa. Semo romani (Vamos em frente. Somos romanos)", é a mensagem que se pode ler na maior parte dos cartazes.

Está escrito no dialeto romano porque João Paulo II o pronunciou assim, uma frase que as autoridades de Roma quiseram lembrar para celebrar um momento histórico como este, já que nos últimos 10 séculos da Igreja Católica nenhum papa proclamou seu antecessor de beato.

À medida que se aproxima da Cidade do Vaticano, onde João Paulo II se tornará beato no próximo domingo, a presença do que fora Pontífice se acentua cada vez mais, já que todas as lojas de lembrancinhas da região quiseram fazer uma homenagem particular em inúmeros objetos desenhados para a ocasião.

Desde os tradicionais calendários, os postais com seu rosto e os bustos de porcelana, até as canecas, os cinzeiros, os pratos e as camisetas estampadas com sua imagem em todas as cores compartilham vitrines com outras lembranças mais típicas da Cidade Eterna.

Das novas camisetas dedicadas a João Paulo II, a que mais chama a atenção dos que passeiam pelos arredores da Cidade do Vaticano é a que imita a fórmula do famoso "I love New York", com um grande coração vermelho no meio.

A versão dedicada a Wojtyla mantém esse vistoso elemento, inclui uma imagem do Pontífice celebrando uma missa e substitui as palavras "Nova York" por "Karol", o nome de batismo do papa polonês.

Mesmo que muitos destes produtos possam ser adquiridos durante todo o ano, os vendedores quiseram transformá-los em objetos únicos, por isso que gravaram sobre eles uma inscrição comemorativa da beatificação do papa João Paulo II.

O conteúdo pode variar, mas em todas as mensagens aparece o nome do futuro beato e a data na qual Bento XVI o beatificará, em 1º de maio de 2011.

Em média, os preços destas lembrancinhas variam entre 50 centavos de euro dos cartões-postais até 20 euros dos bustos maiores.

Com preços mais altos, é possível encontrar livros que contam a trajetória do papa polonês - a maioria ilustrado - sobre a vida do antigo Pontífice.

A proprietária da "Livraria Espanhola" da Praça Navona de Roma, Patricia Porpora, explica à Agência Efe que há 10 dias a venda destes livros aumentou.

"Há 10 dias notamos um aumento, pelo menos de 15%, nas vendas destes livros, embora prevemos que esta semana a procura seja maior, justo às vésperas da beatificação", afirma.

Rosários com a imagem do papa, moedas, chaveiros e ímãs de geladeira completam a oferta destas lojas de souvenir de Roma que, da mesma forma que o setor hoteleiro da cidade, esperam lucrar com a celebração.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIgreja CatólicaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame