Brasil

O que é um tributo e por que devemos pagá-lo? 

Entenda os detalhes desse tipo de cobrança e quais são os principais tipos de tributos hoje 

 (Freepik/Freepik)

(Freepik/Freepik)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 16 de maio de 2024 às 18h30.

Tudo sobreImpostos
Saiba mais

São tantos tributos pagos pelo cidadão, muitas vezes já embutidos em gastos do dia a dia, desde a conta de luz até o mercado, que fica difícil controlar e entender o que são esses valores e para o que servem.

Mas, na verdade, os tributos possuem uma função muito importante para o funcionamento do Estado como um todo. Te contaremos tudo o que você precisa saber sobre tributos, quais são os tipos, suas diferenças e como ele beneficia o cidadão. 

O que é um tributo?

Os tributos nada mais são do que uma quantia financeira que deve ser paga aos cofres públicos pelos cidadãos com o objetivo de financiar diversas atividades, serviços e despesas do governo. 

Existem tributos de diversas frentes, sendo aqueles que são destinados aos órgãos federais, estaduais e municipais. É a partir do recolhimento de tributos que o governo consegue tomar uma série de medidas com o país, que vão desde o financiamento de políticas públicas a serviços que são considerados essenciais para a população, como saúde, educação, segurança, infraestrutura e outros. 

Estar em dia com os pagamentos dos tributos é de extrema importância para o cidadão, pois caso não cumpra com a dívida, ela pode acarretar multas e juros. 

Quais são os tipos de tributos?

Existem dois tipos principais de tributos conhecidos hoje: os impostos e as taxas. Veja no detalhe: 

Impostos

Os impostos são um tipo de tributo que recolhe renda dos cidadãos e que já estão acoplados em diversas contas que pagamos. Então, tudo aquilo que é cobrado a partir da renda do cidadão, seja de bem ou de consumo, é considerado um imposto. 

Dentre os impostos mais conhecidos pelos brasileiros, estão o ICMS, que é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o próprio Imposto de Renda (IR) e o IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados. 

Taxas

Agora que você já entendeu melhor como funcionam os impostos, as taxas possuem uma dinâmica diferente. As taxas se referem a cobrança de serviços, geralmente públicos. Então, por exemplo, o licenciamento do carro é uma taxa, bem como a transferência de um bem para outra pessoa. 

Contribuições

Também há os tributos relacionados às contribuições de melhorias, que visam financiar atividades mais específicas, como interesses de categorias profissionais. É o caso do PIS (Programa de Integração Social), Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e outros. 

Qual a diferença entre taxa e imposto?

As diferenças entre a taxa e o imposto estão relacionadas ao tipo de cobrança que é feita. Enquanto o imposto pode ser uma cobrança variável, que depende de diversos fatores, como regulação do mercado, e não tem especificação para onde o valor recolhido será destinado, as taxas são mais específicas. 

As taxas correspondem a serviços em que todas as pessoas pagam o mesmo preço pelo que é cobrado, o que não acontece nos impostos. Além disso, a destinação do dinheiro tem um destino característico, visto que taxas são cobradas e recebidas pelos órgãos e organizações dos serviços prestados. 

Acompanhe tudo sobre:Carga tributáriaImpostos

Mais de Brasil

BNDES divulga edital de concurso com salário inicial de R$ 20.900; veja detalhes

Pré-candidatos tentam evitar 'palavras-mágicas' para não serem punidos por campanha antecipada

Após prestigiar Boulos, Lula só deve participar de mais uma convenção de candidatos; saiba qual

No Brasil para o G20, secretária do Tesouro dos EUA discutirá economia e geopolítica

Mais na Exame