Kosovo aprova acordo de autonomia da minoria sérvia

Ainda assim, os municípios sérvios estarão sob a legislação e a autoridade kosovar

Belgrado - O Parlamento do Kosovo aprovou nesta segunda-feira por grande maioria o acordo entre Pristina e Belgrado que dota de autonomia os municípios sérvios do norte do Kosovo, embora sob a legislação e a autoridade kosovar.

Após um intenso debate, o texto do compromisso alcançado na sexta-feira passada em Bruxelas recebeu o apoio de dois terços (85) dos deputados em uma sessão extraordinária que terminou nas primeiras horas de hoje.

Contra se manteve o terceiro maior partido do jovem país, o Autodeterminação, cujos deputados acusaram o primeiro-ministro, Hashem Thaçi, de trair os interesses nacionais.

Para Thaçi, tal compromisso, que dá aos sérvios-kosovares competência no âmbito policial, judicial, de saúde, educação e planejamento urbana, "é a melhor solução possível na situação atual", segundo disse ao pedir aos parlamentares para votar a favor.

Enquanto durou a sessão, centenas de cidadãos protestaram contra o acordo em frente ao prédio do Parlamento, protegido por um amplo desdobramento de agentes da Polícia.

O polêmico acordo foi a culminação de seis meses de complexas negociações entre Thaçi e o primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic, sob o auspício da chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Chatherine Ashton.

Contém 15 pontos destinados a solucionar alguns dos aspectos que mais esticam a relação entre Sérvia e sua antiga província, sem que Belgrado reconheça a independência do Kosovo autoproclamada em 2008.

Assim, ambos os países alcançaram um avanço substancial na normalização de suas relações, requerido por Bruxelas para abrir-lhes a porta para uma aproximação com a UE. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.