Mundo

Kerry retoma processo de paz entre israelenses e palestinos

Com retorno do secretário de Estado americano para a Europa para liderar processo de paz, governo dos Estados Unidos nega que as negociações estejam paralisadas


	John Kerry: na próxima segunda, Kerry estará em Paris para uma reunião com o ministro saudita das Relações Exteriores, o príncipe Saud al-Faisal
 (Jacquelyn Martin/AFP)

John Kerry: na próxima segunda, Kerry estará em Paris para uma reunião com o ministro saudita das Relações Exteriores, o príncipe Saud al-Faisal (Jacquelyn Martin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 19h37.

O secretário de Estado americano, John Kerry, artífice da retomada do diálogo direto entre israelenses e palestinos, retorna na próxima semana para a Europa para liderar o processo de paz, anunciou o Departamento de Estado nesta quinta-feira.

Com isso, o governo dos Estados Unidos nega que as negociações estejam paralisadas.

Na próxima segunda, Kerry estará em Paris para uma reunião com o ministro saudita das Relações Exteriores, o príncipe Saud al-Faisal, e com o comitê de acompanhamento da iniciativa de paz árabe da Liga Árabe, envolvido no relançamento do processo de paz entre israelenses e palestinos - declarou a porta-voz da diplomacia americana, Jennifer Psaki.

Psaki anunciou ainda que haverá um encontro em Roma, na quarta-feira, entre Kerry e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Nele, ambos vão abordar as "negociações atuais com os palestinos sobre o status final", assim como de Irã e Síria, acrescentou Psaki.

Desde o final de julho, os americanos promovem os contatos diretos entre Israel e os palestinos, mas mantêm uma estrita discrição sobre o clima e o teor dessas negociações. Há semanas, Kerry garantiu que as conversas iriam se intensificar.

"Há uma série de matérias na imprensa que diz que não há mais negociações, ou que estão bloqueadas. Não concordamos com isso", afirmou a porta-voz, acrescentando que essas conversas "continuam e são sérias".

Em Roma, Kerry também será recebido pelo chefe de governo italiano, Enrico Letta.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDiplomaciaJohn KerryPolíticos

Mais de Mundo

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Boric exige eleições 'transparentes' e 'competitivas' na Venezuela

Dados sobre cachorros de Milei são protegidos por limites de acesso à informação na Argentina

Parentes de reféns do Hamas em Gaza foram presos durante discurso de Netanyahu no Congresso dos EUA

Mais na Exame