Mundo

Kerry diz que Egito é "parceiro importante" contra EI

Em visita ao Cairo, secretário de Estado norte-americano se referiu ao país como uma "capital intelectual e cultural do mundo islâmico"

Kerry: ele diz não ter recebido solicitação formal para que o Irã participe do encontro (Brendan Smialowski/Pool/Reuters)

Kerry: ele diz não ter recebido solicitação formal para que o Irã participe do encontro (Brendan Smialowski/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2014 às 13h53.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que o Egito é um "parceiro importante" na coalizão emergente que visa combater o grupo extremista Estado Islâmico (EI). Ele frisou, porém, que a necessidade do apoio de Cairo não levará Washington a ignorar suas preocupações com direitos humanos.

Em visita à capital egípcia, Kerry se referiu ao país como uma "capital intelectual e cultural do mundo islâmico", dizendo que ele desempenha uma "função crítica" nas denúncias do grupo extremista, que assumiu o controle de grande parte do nordeste da Síria e do norte e oeste do Iraque.

Quase 40 países concordaram em contribuir com o que Kerry descreveu como uma luta mundial para derrotar os militantes. Ele se reuniu com o presidente do Egito, Abdel-Fattah el-Sissi, e discutiu como o país pode contribuir para a coalizão. É improvável que o Egito envie tropas para combater o Estado Islâmico, mas o país pode fornecer apoio logístico e de inteligência à coalizão. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)ÁfricaEstado IslâmicoEgitoJohn Kerry

Mais de Mundo

Trump diz que 'quase não resta nada para atacar' no Irã e prevê fim próximo da guerra

IEA vai liberar 400 milhões de barris de petróleo após preços dispararem

Novo líder do Irã foi ferido em ataque que matou Ali Khamenei, diz embaixador

BID planeja investir US$ 2,7 bilhões no Paraguai nos próximos anos