Mundo

Kerry defende esforço de Israel em bloquear ataques

Os Estados Unidos acreditam que Israel tem o direito de se defender dos foguetes disparados por Gaza e dos ataques lançados por túneis transfronteiriços

Soldados israelenses perto da fronteira com a Faixa de Gaza (Baz Ratner/Reuters)

Soldados israelenses perto da fronteira com a Faixa de Gaza (Baz Ratner/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2014 às 12h30.

Washington - Os Estados Unidos acreditam que Israel tem o direito de se defender dos foguetes disparados por Gaza e dos ataques lançados por túneis transfronteiriços, disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, neste domingo.

"Você tem o direito de entrar e tirar aqueles túneis", disse Kerry à Fox News. "Nós apoiamos completamente isso. E apoiamos o direito de Israel de se defender contra os foguetes que então chegando continuamente." Israel, que acusou o grupo militante palestino Hamas de usar civis como escudos humanos ao lançar foguetes de casas residenciais, enviou forças para a Faixa de Gaza na quinta-feira, após 10 dias de intervenções aéreas, navais e de artilharia não terem conseguido cessar os lançamentos.

Pelo menos 62 palestinos foram mortos neste domingo em um bombardeio por parte de Israel em um bairro em Gaza.

Como parte da incursão, escavadeiras israelenses destruíram túneis que os combatentes têm usado para entrar em Israel a partir de Gaza. A ofensiva deste mês ainda não conseguiu dominar o Hamas e seus aliados, que atiraram mais de 90 foguetes em Israel no sábado, segundo o exército israelense.

Kerry pediu que o Hamas considere um cessar-fogo. "É importante que o Hamas agora seja razoável e entenda que (se) você aceitar um cessar-fogo, você salva vidas", disse ele.

Em entrevista separada à CNN, Kerry disse que o presidente Barack Obama vai lhe pedir que vá ao Oriente Médio em breve para ajudar nos esforços de garantir um cessar-fogo.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba