Mundo

Kerry aumenta especulações sobre acordo nuclear com Irã

Viagem do secretário americano de Estado, John Kerry, a Genebra aumenta especulações sobre a rápida conclusão de um histórico acordo nuclear com o Irã

O secretário de Estado americano, John Kerry, embarca em avião: Kerry se reunirá com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamed Javad Zarif (Jason Reed/AFP)

O secretário de Estado americano, John Kerry, embarca em avião: Kerry se reunirá com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamed Javad Zarif (Jason Reed/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 08h44.

Genebra - O secretário americano de Estado, John Kerry, e os ministros das Relações Exteriores francês, britânico e alemão viajam a Genebra nesta sexta-feira para se unirem às negociações sobre o programa nuclear iraniano, aumentando as especulações sobre a rápida conclusão de um histórico acordo com Teerã.

Já o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, não deve viajar a Genebra nesta sexta-feira, segundo o porta-voz do ministério.

Kerry se reunirá com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamed Javad Zarif, e com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton em Genebra, informou o Departamento de Estado.

Foram registrados "progressos, mas não há nada concluído", segundo Fabius, que, assim como seus colegas britânico William Hague e alemão Guido Westerwelle, anunciou nesta sexta-feira sua viagem a Genebra.

"Um texto provisório está sendo negociado" e "Laurent Fabius considerou que é uma etapa que pode ser importante, e que deve ser abordada em nível ministerial", explicou anteriormente o porta-voz da chancelaria francesa, Romain Nadal.

Interrogado pelo canal CNN, Zarif havia considerado nas últimas horas de quinta-feira que um acordo "sobre as preocupações mais imediatas que surgiram" é possível antes do fim, nesta sexta-feira, das negociações em Genebra.

Segundo os negociadores, o Irã fez uma proposta em troca de um relaxamento das muitas sanções econômicas impostas pelas potências ocidentais.

Estas potências explicam há anos que temem que o objetivo de Teerã seja enriquecer um dia o urânio a 90% para fabricar bombas atômicas. Teerã desmente estas acusações com firmeza e garante que seu programa é puramente civil.

O anúncio da viagem do secretário de Estado a Genebra foi feito enquanto Kerry se reunia na manhã desta sexta-feira no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

"É um acordo muito ruim. Israel o rejeita completamente", declarou à imprensa Netanyahu, cujo país é considerado oficiosamente a única potência nuclear do Oriente Médio, antes de se reunir com Kerry no aeroporto, acrescentando que estão dando ao Irã "o acordo do século".

O Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) começaram a se reunir na quinta-feira em Genebra para negociar os termos de um acordo sobre o programa nuclear iraniano, e seguem em discussão nesta sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísJohn KerryPolíticosTestes nucleares

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia