Karimov vence eleições uzbeques com 90,39%

Autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais

Moscou - O atual presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, ganhou com 90,39% dos votos as eleições realizadas no domingo no país centro-asiático, segundo os primeiros resultados anunciados hoje pela Comissão Eleitoral Central.

A autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais e com 90,38% dos votos apurados.

Além de Karimov, de 77 anos e no poder há mais de 25 anos, concorreram nas eleições outros três candidatos: Jatmayon Ketmonov, do Partido Popular Democrático; Akmal Saidov, do Partido Nacional Democrático; e Narimom Umarov, do Partido Social-Democrata.

Esta é a quarta vez que Karimov concorre à presidência, um antigo comunista que em 1991 obteve 87,1% dos votos; em 2000, ficou com 95%; e em 2007, alcançou 90,77%.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) denunciou hoje que as eleições 'não deixaram espaço para oposição' e portanto 'não houve concorrência'.

'Observamos que as eleições foram realizadas em um espaço controlado, sem lugar para a oposição, e com a presença predominante do atual presidente Karimov. Em essência, não houve concorrência', disse na capital Taskent a chefe da missão de observadores da OSCE, Tana de Zulueta. EFE

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.