Mundo

Justiça alemã autoriza véu islâmico para professoras

Sentença relança um tema sobre o qual já houve outras decisões jurídicas; em outros países, debate gira em torno de alunas e não professoras


	Véu islâmico: uso do véu por parte das professoras nas escolas públicas não poderá ser proibido exceto de houver um "perigo concreto"
 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Véu islâmico: uso do véu por parte das professoras nas escolas públicas não poderá ser proibido exceto de houver um "perigo concreto" (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 10h30.

Priorizar nos meus resultados Google

O Tribunal Constitucional alemão sentenciou nesta sexta-feira que os docentes podem usar véu islâmico, exceto se o tecido perturbar o bom desenvolvimento do ensino, um veredicto que provavelmente levará a uma onda de recursos ante os tribunais.

O uso do véu por parte das professoras nas escolas públicas não poderá ser proibido exceto de houver um "perigo concreto" de ser questionada a neutralidade do Estado ou se for perturbado o bom funcionamento de um estabelecimento, de acordo com os juízes.

Esta sentença relança um tema sobre o qual já houve outras decisões jurídicas. Na Alemanha, um país onde vivem entre 3,8 e 4,3 milhões de muçulmanos, o debate gira em torno das professoras e não das alunas, como acontece em outros países europeus.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaMulheresAlemanhaMuçulmanosEscolas

Mais de Mundo

Trump diz que vantagem de Flávio foi ‘impressionante’, mas que 2º turno será ‘muito disputado’

EUA retomam atendimento na embaixada e nos consulados no Brasil

Milei e Netanyahu parabenizam Flávio; Trump destaca rapidez da apuração no Brasil

Eleições 2026: para a imprensa estrangeira, Brasil mede força de Trump na América Latina