Mundo

Justiça alemã autoriza véu islâmico para professoras

Sentença relança um tema sobre o qual já houve outras decisões jurídicas; em outros países, debate gira em torno de alunas e não professoras


	Véu islâmico: uso do véu por parte das professoras nas escolas públicas não poderá ser proibido exceto de houver um "perigo concreto"
 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Véu islâmico: uso do véu por parte das professoras nas escolas públicas não poderá ser proibido exceto de houver um "perigo concreto" (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2015 às 10h30.

O Tribunal Constitucional alemão sentenciou nesta sexta-feira que os docentes podem usar véu islâmico, exceto se o tecido perturbar o bom desenvolvimento do ensino, um veredicto que provavelmente levará a uma onda de recursos ante os tribunais.

O uso do véu por parte das professoras nas escolas públicas não poderá ser proibido exceto de houver um "perigo concreto" de ser questionada a neutralidade do Estado ou se for perturbado o bom funcionamento de um estabelecimento, de acordo com os juízes.

Esta sentença relança um tema sobre o qual já houve outras decisões jurídicas. Na Alemanha, um país onde vivem entre 3,8 e 4,3 milhões de muçulmanos, o debate gira em torno das professoras e não das alunas, como acontece em outros países europeus.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEscolasEuropaMuçulmanosMulheresPaíses ricos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia