Mundo

Juiz ordena busca por cédulas não entregues em correios dos EUA

Muitos estados só validam votos recebidos até o fim do dia da eleição, que acontece nesta terça (3)

 (Lucy Nicholson/Reuters)

(Lucy Nicholson/Reuters)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 3 de novembro de 2020 às 17h23.

Última atualização em 3 de novembro de 2020 às 21h30.

Um juiz dos Estados Unidos ordenou nesta terça-feira que o serviço postal do país realize uma varredura em algumas de suas instalações de processamento nesta tarde para garantir que nenhuma cédula fosse retida e que qualquer uma delas detectada fosse imediatamente enviada para entrega.

O juiz distrital dos EUA, Emmet Sullivan, ordenou que inspetores do serviço postal ou designados conduzam varreduras na Pensilvânia central, Filadélfia, Detroit, Colorado/Wyoming, Atlanta, Houston, Alabama, Norte da Nova Inglaterra, Grande Carolina do Sul, Sul da Flórida, Lakeland e Arizona.

Muitos estados exigem o recebimento de todas as cédulas enviadas pelo serviço postal até o fim desta terça-feira para que sejam computadas na eleição presidencial do país.

“Nos Estados Unidos, não existe uma autoridade nacional que regulamenta a eleição. Cada estado tem autonomia para decidir tudo, dos horários de votação às regras de apuração. A possibilidade de confusão é praticamente certa”, explica o jornalista Sérgio Teixeira Jr, que de Nova York cobre as eleições americanas para a Exame, no novo episódio do podcast EXAME Política — Temporada Eleições Americanas, que vai ao ar todas as sextas-feiras com os grandes tópicos da eleição nos Estados Unidos discutidos em menos de 30 minutos.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanas

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições