Mundo

John Kerry faz referência a "país" palestino

"Eu tenho a esperança de que isso será possível, desde que os dois países assumam os procedimentos para fortalecer" o diálogo, disse Kerry a repórteres


	Um porta-voz do Departamento de Estado esclareceu minutos depois que a política americana não mudou. "Nossa posição não mudou sobre o status do território palestino. O secretário não estava de forma alguma anunciando uma mudança de política", declarou Marie Harf
 (REUTERS/Suhaib Salem)

Um porta-voz do Departamento de Estado esclareceu minutos depois que a política americana não mudou. "Nossa posição não mudou sobre o status do território palestino. O secretário não estava de forma alguma anunciando uma mudança de política", declarou Marie Harf (REUTERS/Suhaib Salem)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2013 às 18h13.

O secretário de Estado americano, John Kerry, pareceu ter cometido um erro nesta quinta-feira ao se referir aos territórios palestinos como um país.

Kerry elogiou a "decisão corajosa" dos líderes israelenses e palestinos para tentar retomar as negociações diretas de paz, em declarações antes de uma reunião com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sede das Nações Unidas em Nova York.

"Eu tenho a esperança de que isso será possível, desde que os dois países assumam os procedimentos para fortalecer" o diálogo, disse Kerry a repórteres.

O status final dos territórios palestinos ainda não foi determinado, embora os Estados Unidos defenda a solução de dois Estados, um israelense e um palestino.

Um porta-voz do Departamento de Estado esclareceu minutos depois que a política americana não mudou.

"Nossa posição não mudou sobre o status do território palestino. O secretário não estava de forma alguma anunciando uma mudança de política", declarou Marie Harf.

Mais tarde, ao ser perguntado sobre seu comentário, Kerry perguntou: "Eu disse isso?"

Na semana passada, Kerry anunciou um acordo que permitirá um retorno à mesa de negociação, o que poderia acontecer na próxima semana em Washington.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)John KerryPaíses ricosPalestinaPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru