Mundo

Joe Biden passa por cirurgia contra câncer de pele; saiba como funciona procedimento

Técnica considerada a mais eficaz no tratamento de tumores cutâneos permite retirar apenas o tecido doente e preservar a pele saudável

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 13h22.

Última atualização em 5 de setembro de 2025 às 13h35.

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden de 81 anos, foi submetido recentemente a uma cirurgia para remoção de câncer de pele, confirmou uma porta-voz à CBS News. O procedimento, conhecido como cirurgia de Mohs, é considerado o mais eficaz no tratamento de tumores cutâneos como o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.

Nos últimos dias, Biden foi visto com um curativo no lado direito da cabeça, registrado por veículos como a Inside Edition e o New York Post. Não foram divulgados detalhes adicionais sobre a extensão da intervenção.

Histórico de câncer de Biden e tratamentos anteriores

Essa não é a primeira vez que Biden enfrenta um problema do tipo. Em 2023, exames médicos revelaram uma lesão cancerígena no tórax, que foi retirada com sucesso. Mais recentemente, o gabinete do democrata informou que ele também foi diagnosticado com uma forma agressiva de câncer de próstata, já com metástase óssea.

A técnica, desenvolvida nos Estados Unidos, consiste em retirar finas camadas de tecido da pele e analisá-las imediatamente ao microscópio. O processo é repetido até que todo o tecido esteja livre de células cancerígenas, preservando ao máximo a pele saudável ao redor.

Taxas de sucesso da cirurgia de Mohs

Segundo a Clínica Mayo, a cirurgia é indicada para tumores em áreas sensíveis, como rosto, orelhas e couro cabeludo, além de casos em que há maior risco de recorrência.

A Skin Cancer Foundation aponta que o procedimento apresenta as maiores taxas de cura para os tipos mais comuns de câncer de pele, chegando a índices superiores a 99% em tumores primários.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEstados Unidos (EUA)CâncerSaúde

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump