Mundo

Japão e Coreia do Sul têm produção industrial maior em dezembro

Resultado deixa japoneses mais confiantes em um crescimento neste trimestre, enquanto sul-coreanos devem aumentar as taxas de juros para conter a inflação

Fábrica de papel na Coreia do Sul: avanço mensal da produção no país foi de 2,8% (Chung Sung-Jun/Getty Images)

Fábrica de papel na Coreia do Sul: avanço mensal da produção no país foi de 2,8% (Chung Sung-Jun/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 07h30.

Tóquio - A produção industrial do Japão e da Coreia do Sul cresceu mais que o esperado em dezembro, sinal de que a redução dos estoques e a retomada da demanda exportadora ajudará a sustentar a recuperação da economia neste ano.

Os dados do Japão apoiam a percepção do banco central de que a economia deve voltar a crescer neste trimestre, após uma contração nos últimos três meses do ano passado ter sido induzida pelo fim de incentivos estatais à compra de automóveis.

A alta da produção fabril também aumenta expectativas de que o BC sul-coreano elevará ainda mais as taxas de juros neste ano para conter as pressões inflacionárias.

A produção industrial japonesa subiu 3,1 por cento em dezembro, mais que a estimativa de 2,9 por cento, devido à forte demanda externa por carros e componentes eletrônicos, informou o Ministério de Economia, Comércio e Indústria nesta segunda-feira.

A leitura com ajustes sazonais da indústria sul-coreana mostrou que a produção avançou 2,8 por cento em dezembro, ante previsões de 2 por cento em uma pesquisa da Reuters.

Comparado ao mesmo período do ano anterior, a produção cresceu 9,8 por cento na Coreia do Sul, ligeiramente menos que as expectativas de 10,1 por cento.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndústriaIndústrias em geralPolítica monetária

Mais de Mundo

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras