(Yuichi Yamazaki/Getty Images)
Reuters
Publicado em 4 de setembro de 2020 às 15h57.
Última atualização em 4 de setembro de 2020 às 16h08.
O governo do Japão disse nesta sexta-feira, 4, que arcará com o custo de proporcionar vacinas contra o coronavírus para a população, já que visa uma inoculação abrangente contra a pandemia.
O governo ainda anunciou que planeja estabelecer fundos de compensação para possíveis efeitos colaterais das vacinas. Os planos foram delineados em documentos distribuídos pelo ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que também lidera a reação ao coronavírus, em uma entrevista coletiva.
O primeiro-ministro demissionário, Shinzo Abe, prometeu que o governo garantirá vacinas suficientes para todos os cidadãos japoneses até meados do ano que vem.
O Japão firmou acordos bilaterais com farmacêuticas estrangeiras para obter centenas de milhões de doses de vacinas que ainda estão sendo testadas.
O país também concordou em participar de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que almeja comprar inoculações e distribuí-las de forma justa.
Somando mais de 70.000 casos e 1.334 fatalidades até o momento, o Japão vem resistindo à pandemia melhor do que muitos outros países.