Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

Decisão foi de autoridades venezuelanas. Opositor Edmundo Gonzalez disse que está próximo do país e pede apoio militar

Fronteira Brasil-Venezuela: crise política levou ao fechamento temporário (AFP)

Fronteira Brasil-Venezuela: crise política levou ao fechamento temporário (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de janeiro de 2025 às 20h22.

Tudo sobreVenezuela
Saiba mais

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que a fronteira entre a Venezuela e o Brasil foi fechada na tarde desta sexta-feira, 10, por decisão das autoridades venezuelanas. A medida seguirá em vigor até segunda-feira.

O Itamaraty emitiu um comunicado recomendando que, “em caso de emergência, cidadãos brasileiros poderão acionar os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas”.

O fechamento ocorre em meio à tensão crescente na Venezuela, impulsionada pela posse de Nicolás Maduro e pela tentativa do opositor Edmundo Gonzalez de entrar no país para reivindicar o comando. Gonzalez alega ter vencido as eleições.

O governo Lula não reconheceu a vitória de Maduro, pois as atas eleitorais que comprovam o resultado não foram apresentadas. Para o Brasil, Maduro não cumpriu os compromissos firmados no Acordo de Barbados, onde governo e oposição venezuelanos prometeram eleições livres e transparentes no final de 2023.

Declaração de Edmundo Gonzalez

Em um vídeo divulgado no início da noite, Edmundo González Urrutia afirmou estar próximo da Venezuela e pediu apoio das Forças Armadas e instituições venezuelanas.

“A decisão de fechar as fronteiras fala apenas de sua covardia. Façam o que façam, vamos entrar na Venezuela. Estou muito perto da Venezuela e pronto para o ingresso seguro, em um momento propício. Como comandante em chefe, ordeno ao alto comando militar que desconheça ordens de quem confisca o poder e preparem as condições para que eu assuma o poder. Sou o presidente eleito da Venezuela”, afirmou Gonzalez.

 

Acompanhe tudo sobre:Venezuela

Mais de Mundo

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta em encerrar checagem de fatos