Mundo

Itália vê orçamentos coordenados na UE no próximo ano

Segundo o ministro da Economia, Giulio Tremonti, planejamentos nacionais darão lugar à uma política unificada

Giulio Tremonti, ministro da Economia: "não haverá país que faz escolhas diferentes dos outros" (.)

Giulio Tremonti, ministro da Economia: "não haverá país que faz escolhas diferentes dos outros" (.)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2010 às 16h48.

Priorizar nos meus resultados Google

Roma - Os países da União Europeia vão coordenar planos orçamentários a partir do ano que vem, em vez de fazer suas próprias escolhas nacionais, informou o ministro da Economia da Itália, Giulio Tremonti, neste domingo.

"Este ano é o último em que os orçamentos nacionais serão feitos," disse Tremonti em uma conferência, de acordo com agências de notícias italianas. "As políticas econômicas vão ser todas feitas na mesma época do ano, todos juntas, da mesma forma. Não haverá mais um país que faz escolhas diferentes dos outros."

A União Europeia está tentando endurecer as regras do Pacto de Estabilidade que regem as finanças públicas, e os comentários de Tremonti mostram o apoio da Itália às propostas para que os orçamentos sejam coordenados no bloco antes de serem aprovados pelos Parlamentos nacionais.

A crise econômica colocou em andamento a transferência de poder de nações individuais para organismos europeus, disse Tremonti.

"Talvez isso não tenha sido visto ainda, mas está muito claro que uma colossal transferência de poderes das nações europeias está acontecendo," disse ele, segundo a agência de notícias Ansa.

 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsUnião EuropeiaPolítica monetária

Mais de Mundo

Sem Xi e com Netanyahu de passagem, ONU se reúne pressionada por três guerras

EUA aprovam venda de US$ 2,7 bilhões em defesa aérea para a Ucrânia

Trump proíbe entrada de CNN, MS NOW e Politico na Casa Branca

Rússia relata ciberataque durante eleições legislativas