Mundo

Israelenses reelegem prefeitos das principais cidades

As principais cidades de Israel, como Jerusalém, Tel Aviv e Haifa, reelegeram seus prefeitos nas eleições municipais realizadas ontem


	Bandeira de Israel é vista em porto: prefeito de Jerusalém, o empresário independente Nir Barkat, assegurou seu segundo mandato
 (REUTERS/Amir Cohen)

Bandeira de Israel é vista em porto: prefeito de Jerusalém, o empresário independente Nir Barkat, assegurou seu segundo mandato (REUTERS/Amir Cohen)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2013 às 12h37.

Jerusalém - As principais cidades de Israel, como Jerusalém, Tel Aviv e Haifa, reelegeram seus prefeitos nas eleições municipais realizadas ontem, informou a imprensa local nesta quarta-feira.

O prefeito de Jerusalém, o empresário independente Nir Barkat, assegurou seu segundo mandato com mais de 51% dos votos, enquanto seu principal adversário, Moshé Lion, apoiado pelo partido ultra-direitista Yisrael Beiteinu e pelo ultra-ortodoxo Shas, alcançou 45% dos sufrágios.

Em Tel Aviv, Ron Huldaí, que é prefeito desde 1998, obteve 53% dos votos e confirmou seu quarto mandato à frente da cidade, já que seu mais direto rival, o deputado homossexual Nitzan Horowitz, do partido de esquerda Meretz, alcançou somente 38%.

Na cidade de Haifa, de maioria operária, Yona Yahav também confirmou seu terceiro mandato após alcançar 51% dos votos.

Na cidade de Rishon Lezion, ao sul de Tel Aviv, o principal candidato, Dov Zur, garantiu seu segundo mandato com 70% de apoio popular, enquanto Rubik Danilovitch se reelegeu na cidade meridional de Be"er Sheva com 90% dos votos.

Menos da metade dos eleitores foram às urnas nessas eleições municipais, marcadas por casos de corrupção e acusações contra vários candidatos a prefeito, quatro dos quais conseguiram se reeleger, segundo a rádio pública israelense.

Na última eleição municipal em Israel, realizada em 2008, a participação popular foi de 51%, um número muito superior ao registrado ontem (42,6% a uma hora do fechamento dos colégios eleitorais).

Em Jerusalém, apenas 35,9% dos eleitores exerceram seu direito ao voto, enquanto em Tel Aviv a participação foi de apenas 31%.

No entanto, nas cidades de maioria árabe, a afluência consideravelmente maior, em alguns casos superando 70% e 80% dos eleitores. Os resultados oficiais serão anunciados amanhã pela Comissão Eleitoral Municipal.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesIsraelOriente Médio

Mais de Mundo

Grande incêndio atinge reservatório de água que abastece a capital colombiana

Voluntários tiram escombros do bairro nobre de Palisades após incêndios em Los Angeles

Economia da Alemanha está em recessão pelo segundo ano consecutivo

CPI: inflação dos EUA acelera e tem alta anual de 2,9% em 2024