Mundo

Israel lança morteiros no sul do Líbano

Segundo o correspondente da rádio pública de Israel no norte do país, as armas foram ativadas contra os soldados da fronteira com a zona de Har Dov

Artilharia israelenese: exércitodiz ter visado uma estrutura do movimento xiita Hezbollah como resposta a um ataque anterior (AFP)

Artilharia israelenese: exércitodiz ter visado uma estrutura do movimento xiita Hezbollah como resposta a um ataque anterior (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2014 às 19h35.

Israel bombardeou nesta sexta-feira o sul do Líbano, perto da fronteira, indicou uma fonte de segurança libanesa.

O exército israelense diz ter visado uma estrutura do movimento xiita Hezbollah como resposta a um ataque anterior.

"Dois morteiros foram lançados do território israelense e caíram numa zona fronteiriça do sul do Líbano", indicou a fonte de segurança libanesa, ressaltando que "os morteiros caíram numa zona não habitada e não provocaram vítimas".

A agência de notícias libanesa ANI informou que "seis morteiros foram lançados entre Kfar Chouba e Halta, no sudeste do Líbano".

A artilharia israelense informou, em comunicado oficial, que disparou contra o Líbano "em represália ao ataque com explosivos de uma patrulha de Tsahal" e que "o exército israelense bombardeou uma infraestrutura terrorista do Hezbollah no sul do Líbano".

Segundo o correspondente da rádio pública de Israel no norte do país, as armas foram ativadas contra os soldados da fronteira com a zona de Har Dov.

O exército não confirmou a localização da explosão.

Israel e o Hezbollah, grupo xiita que esteve à frente da desocupação israelense do sul do Líbano em 2000, tiveram recentemente alguns desentendimentos na região da fronteira.

Em 5 de março, o exército israelense informou ter atirado em dois membros do Hezbollah e tê-los atingido enquanto colocavam um explosivo na fronteira.

Em 26 de fevereiro, o Hezbollah confirmou que o exército israelense bombardeou, dois dias antes, uma de suas bases. O grupo libanês ameaçou revidar o ataque, o primeiro desde a guerra terminada em 2006.

Em maio de 2013, Israel atacou, por duas vezes, nas proximidades de Damasco, armas supostamente destinadas ao Hezbollah.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseExércitoIsraelLíbano

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame