Islamitas do Boko Haram reivindicam ataque na Nigéria

O grupo islamita Boko Haram reivindicou o ataque a um quartel na cidade de Maiduguri, nordeste da Nigéria

Kano - O grupo islamita Boko Haram reivindicou o ataque a um quartel na cidade de Maiduguri, nordeste da Nigéria, em um vídeo obtido nesta segunda-feira pela AFP.

"Somos os autores dos atentados (de 14 de março) em Maiduguri", declarou um homem vestido de branco com a cabeça coberta por um turbante negro e armado com um fuzil que afirma ser Abubakar Shekau, chefe do Boko Haram.

O homem parece mais jovem e mais magro que nos vídeos anteriores e seus gestos são diferentes, o que levanta a dúvida sobre se o chefe do grupo extremista, que já foi declarado morto várias vezes pelo exército, ainda está vivo.

Os Estados Unidos declararam Abubakar Shekau como terrorista internacional e ofereceram em março de 2013 uma recompensa de 7 milhões de dólares (5,1 milhões de euros) por sua cabeça.

A Nigéria também prometeu uma recompensa de 50 milhões de nairas (250.000 euros) em troca de qualquer informação que permita sua captura ou morte.

Membros do Boko Haram atacaram no dia 14 de março um quartel militar em Maiduguri, reduto histórico do grupo radical islâmico no nordeste da Nigéria, e libertaram dezenas de prisioneiros.

Antes de lançar seu ataque contra o quartel de Giwa, onde muitos islamitas estão detidos, os criminosos abriram fogo em um bairro residencial da cidade, destruindo várias casas.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.