Mundo

Irlanda e Portugal terão mais tempo para pagar resgate

Os países solicitaram mais tempo para pagar as dívidas dos pacotes recebidos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira e da Linha de Estabilidade Financeira Europeia


	O ministro das finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem: de acordo com ele, será dado mais tempo para que países paguem recursos de resgate 
 (Evert-Jan Daniels/AFP)

O ministro das finanças holandês, Jeroen Dijsselbloem: de acordo com ele, será dado mais tempo para que países paguem recursos de resgate  (Evert-Jan Daniels/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2013 às 11h16.

Bruxelas - Irlanda e Portugal terão mais tempo para pagar os recursos dos pacotes de resgate que receberam, informou neste sábado o líder do grupo de ministro de Finanças da zona do euro, o ministro de Finanças da Holanda Jeroen Dijsselbloem.

Os dois países pediram mais tempo para pagar os empréstimos dos dois fundos de resgate, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSM, na sigla em inglês) e da Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

O EFSM é uma instituição da União Europeia (UE) e os ministros de Finanças da UE ainda estudam os pedidos dos dois países. O EFSF é controlado pelos 17 países da zona do euro e Dijsselbloem disse que eles concordaram com a extensão do prazo de pagamento. A decisão foi tomada durante uma reunião extraordinária do Eurogrupo que teve como objetivo chegar a um acordo para um pacote de resgate para o Chipre.

"Os ministros do Eurogrupo estão determinados a apoiar os esforços de Irlanda e Portugal para reconquistarem o amplo acesso aos mercados e saírem, com sucesso, de seus programas", disseram os ministros em comunicado.

O documento acrescenta que o tempo maior para o pagamento vai "suavizar os perfis de dívida de resgate desses países". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIrlandaPiigsPortugalZona do Euro

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA